Você chega em casa depois de um longo dia de trabalho, toma um banho e decide ver algo para relaxar. Seleciona um filme sem prestar muita atenção nem mesmo em qual plataforma está.
Antes da atração começar, escuta um familiar “Tudum” e imediatamente reconhece a gigante do streaming. Esse é o poder do sound branding.
Especialmente com o advento da internet, ter diferenciais que permitam o reconhecimento e conexão é um ponto chave para que as marcas não apenas conquistem, mas fidelizem clientes.
Existem diversos caminhos para seguir e uma das estratégias assertivas é investir em sound branding.
Embora o nome possa não soar familiar, temos certeza que o “Tudum” da Netflix ou o “Ifood” ao final das peças publicitárias da marca soam.
O sound branding é, em termos gerais, a assinatura musical da marca. Neste artigo vamos trazer para você as razões pelas quais é importante investir na construção de uma identidade sonora para a sua empresa.
Continue conosco e faça uma boa leitura!
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O que é sound branding?
Os sons podem complementar a identidade de empresas que antes eram reconhecidas apenas de forma visual. Através da percepção do som, é possível despertar reações como:
- atenção;
- diferenciação;
- emoção;
- posicionamento;
- identificação;
- confiança.
O sound branding deve ser parte ativa da comunicação da marca, para que possa ajudá-la a se destacar em meio a multidão de informações e ações de marketing e publicidade que são bombardeados todos os dias.
O sound branding tem como principal objetivo criar uma associação auditiva clara e marcante no público. De forma prática, ele funciona assim:
- Estrategicamente realiza uma análise dos fatores relacionados à marca, sejam eles internos ou externos;
- Transforma essas informações em um briefing de produção sonora;
- Desenvolve as peças sonoras que serão usadas na divulgação da marca, seja em filmes, telefones, pontos de venda, podcasts, eventos, assistentes de voz, etc.
Como utilizar o Sound Branding a favor da minha marca?
O som pode ser aplicado em diversas frentes das ações de marketing da sua empresa e fortalecer os resultados positivos.
Existem, é claro, outras abordagens, mas listamos abaixo as mais comuns:
- Mensagens de voz;
- Anúncios de rádio/tv;
- Anúncios do YouTube, Facebook e podcast, etc;
- Vídeo de boas-vindas exibido em seu site;
- Vídeos para YouTube ou Facebook;
- Podcasts;
- Transmissões ao vivo em suas redes sociais.
Vantagens de investir em Sound Branding
Investir em sound branding não serve apenas para uniformizar a produção sonora do negócio, como também traz diversas vantagens comerciais. Veja alguns exemplos!
Relacionamento com o público
O sound branding é também uma oportunidade de se divertir e experimentar a marca de uma forma criativa. Encontrar nela mecanismos que incentivem o envolvimento e o engajamento do público.
Dessa forma, a identidade sonora da sua marca pode se tornar algo que o seu cliente vai gostar de ouvir e, até mesmo, de recriar.
Criação de uma voz para a marca
Deixar o DNA do seu negócio bem evidente no tom de voz vai ajudar a criar uma identificação mais profunda e autêntica. Além disso, ter uma voz para a marca auxilia na humanização da comunicação.
Atração de um novo público
É possível expandir o alcance quando se tem uma identidade sonora forte e que converse bem com o público alvo.
Reconhecimento de marca
Um dos maiores benefícios de investir em uma forte marca sonora é poder gerar fácil reconhecimento entre os consumidores.
Um design de som eficaz pode fazer com que a atenção das pessoas seja capturada de forma muito mais rápida e definitiva.
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Como criar o Sound Branding da minha marca?
O primeiro passo é realizar uma pesquisa! Analise a concorrência, isso vai evitar possíveis semelhanças com a identidade sonora deles.
Além disso, também é uma boa ideia analisar os áudios usados historicamente pela sua marca. Isso pode dar um norte do que fazer e, principalmente, do que não fazer mais.
Depois disso, busque conhecer o seu público. Imagine como o seu consumidor alvo vai receber isso, indo desde a identificação de palavras–chave até quais plataformas fazem mais sentido para ele.
Defina uma emoção e o tom de voz de acordo com a personalidade da sua marca e de como você quer que os seus clientes enxerguem você.
Um outro ponto é a simplicidade e originalidade. Você não precisa rebuscar a mensagem. Deixá-la simples e original é o caminho certo para se conectar com as pessoas.
Conclusão
Não faltam exemplos de marcas que conseguem usar o sound branding ao seu favor. E você pode fazer o mesmo!
A Núcleo de Criação conhece os caminhos e pode ajudar você a produzir uma identidade sonora que vai impactar positivamente o negócio.