Locução comercial: o que é e principais vantagens

Locução comercial

Aclamada entre a crítica especializada e por uma verdadeira legião de fãs, a série Mad Men traz o ambiente da publicidade e propaganda dos anos 1960. O público é apresentado a criação de anúncios de jornais, comerciais televisivos, locução comercial e muito mais.

A série, refletida especialmente em seu protagonista, o misterioso Don Draper, em vários momentos enfatiza que o segredo por trás de uma boa ação de publicidade é a conexão que a mesma pode estabelecer entre a marca e o público.

O formato em que será transmitida e o discurso escolhido são fundamentais para a conquista dos resultados esperados. 

Neste artigo, vamos falar sobre uma das formas mais antigas e populares da comunicação de massa: a locução comercial. Continue conosco e faça uma boa leitura!

O que é locução comercial?

Definimos como locução comercial todo serviço de voz que possa ser comercializado e que tem como objetivo final a venda de um serviço, marca ou produto. Portanto, a área é bem ampla e abrangem vários tipos de locução, como:

  • locução publicitária;
  • para sistemas de telefonia;
  • sistemas de inteligência, como o GPS;
  • aplicativos, etc.

Cada uma delas tem suas próprias características e metodologias de desenvolvimento e execução.

Vantagens da locução comercial

Gravar uma locução é um processo que exige tempo e conhecimento. Ou seja, deve ser feito por profissionais. E existem diversas vantagens de seguir com esse processo em um estúdio de gravação. Abaixo listamos as principais!

Profissionalismo

Um profissional pode trazer adaptabilidade, versatilidade e novas versões para uma mesma locução. Além, é claro, de seguir protocolos e técnicas que somente equipes com experiência são capazes.

Em outras palavras, com profissionalismo real, é possível criar peças comerciais incríveis e que agregarão fortemente as suas campanhas de divulgação de produtos e serviços ou institucionais.

Qualidade

As locuções comerciais são reconhecidas por trazerem vozes envolventes e carismáticas. Além disso, tópicos como a pronúncia e cadência das palavras são muito importantes para que a mensagem seja transmitida corretamente.

Assim, espera-se que a experiência sensorial do público com a sua marca seja, a priori, muito positiva, uma vez que os sons têm a capacidade de promover bem-estar e identificação.

Confiabilidade

Como dissemos na introdução deste artigo, um dos principais objetivos das ações de marketing e publicidade é promover conexões reais com seu público.

Transmitir confiança no produto ou serviço através das peças de divulgação é, sem sombra de dúvidas, um grande desafio. Portanto, é importante investir em equipes que entendam esses pontos e se comprometam com a qualidade e confiança no trabalho.

Ao contratar um estúdio de produção de locuções comerciais, você ganha o respaldo de estar trabalhando com profissionais experientes, com um portfólio e que prezam pela confiabilidade de seu nome dentro no mercado.

Leia também: Qual o conceito de produção musical? Tire todas as suas dúvidas

Vantagens da locução comercial

Melhor resultado no final

A soma de todos os tópicos acima é a entrega de uma locução comercial satisfatória e com potencial para atender aos seus objetivos.

Como contratar um locutor comercial?

A escolha do locutor é um processo muito importante para a produção da locução comercial. Afinal, o ideal é que se estabeleça uma frequência e a mesma voz faça mais de uma peça para a marca. Isso ajuda a gerar mais identificação junto ao público.

Portanto, faça uma pesquisa de marca, análise o tipo de locutor (radialista ou publicitário), se a voz deve ser feminina ou masculina e a recepção por parte do público.

Todos esses fatores são importantes antes e depois de contratar um locutor comercial. 

Já em termos práticos, você pode contratar um locutor de qualquer estado ou país. Com o avanço da internet, é possível encontrar, contratar, pagar e receber arquivos de áudio em qualquer lugar do mundo.

Encontre uma empresa de confiança

A Núcleo de Criação está no mercado desde 1994, atendendo a empresas de diversos segmentos e oferecendo serviços variados dentro do nicho de produção sonora.

Na nossa página de serviços  você pode conferir todo o nosso catálogo e as possibilidades que podemos oferecer ao seu negócio. 

Saiba como a Núcleo de Criação pode ajudar na identidade sonora da sua empresa.

Conclusão

A locução comercial é uma alternativa muito interessante de divulgação para empresas de diversos segmentos. Ela não se restringe apenas ao rádio, vem acompanhando a evolução da publicidade na televisão e, agora, nas plataformas online.

Investir em uma empresa de tradição e confiança para a produção desse material, significa investir em mais qualidade para ser mais assertivo na construção de uma identidade sonora para a sua marca.

Lawrence Shum
Lawrence Shum
Law é publicitário, locutor comercial (associado ao Clube da Voz), ator com formação no Studio Fátima Toledo, sound designer e professor nos cursos de Jogos Digitais (PUC-SP), Publicidade e Rádio, TV e Internet (Fapcom).

Utilizamos cookies para oferecer melhor desempenho de navegação, mas podemos lhe oferecer outras experiências. Personalize seus cookies.

Configurações de privacidade salvas!
Configuração de Privacidade

Utilizamos cookies para oferecer melhor desempenho de navegação, mas podemos lhe oferecer outras experiências. Personalize seus cookies.


Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como: segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados.

Esses cookies são usados para rastrear a eficácia da publicidade, fornecer um serviço mais relevante e anúncios melhores para atender aos seus interesses.

Esses cookies coletam dados para lembrar as escolhas que os usuários fazem e para melhorar e proporcionar uma experiência mais personalizada.

Esses cookies nos ajudam a entender como os visitantes interagem com nosso site, descobrir erros e fornecer uma melhor análise geral.

Cancelar Todos
Aceitar Todos

Design by VENONE Agência de design