4 passos para definir a identidade sonora da sua marca

Identidade sonora

Você já parou para pensar em por que você consegue associar uma marca, filme, série a um som específico? Ou por que a trilha de abertura de Harry Potter ou Game Of Thrones soa tão familiar aos seus ouvidos? Isso significa que não só as imagens são importantes, mas também todos os sons que compõem uma identidade sonora. 

George Lucas, célebre roteirista e diretor de cinema, atribui ao som 50% da importância na construção da experiência cinematográfica.

Chamamos de identidade sonora (ou sound branding) a assinatura de som de uma marca. Ela faz parte do conjunto de estratégias de marketing e seu objetivo é criar uma identificação com a marca através da escuta.

Neste artigo vamos falar sobre a importância e os passos indispensáveis para a criação de uma identidade sonora.

Leia também: Locução comercial: o que é e principais vantagens

O que é identidade sonora?

A identidade sonora é o uso de músicas e sons que tem como objetivo criar a identificação de uma marca através da audição. 

Criar uma identidade sonora é importante especialmente porque aquilo que ouvimos e como ouvimos também tem impacto na forma como recebemos as mensagens, seja de uma empresa, produto ou serviço.

A marca sonora precisa ser bem pensada e estar relacionada aos valores da marca. Dessa forma não soa como um ruído.

Um bom exemplo de empresa brasileira que usa muito bem a identidade sonora é a Rede Globo. A música de abertura do Jornal Nacional, Plantão da Globo ou o “plim plim” estão no imaginário da população brasileira.

A importância da identidade sonora

Além de colaborar para a identificação da sua marca, a identidade sonora é uma forma de fazer com que a sua empresa tenha um diferencial frente à concorrência. Ou seja, se o consumidor se identificar mais com os componentes da sua identidade sonora, pode dar preferência ao seu negócio.

É importante ressaltar que investir na criação do sound branding é uma das estratégias do marketing sensorial.

Como definir a identidade sonora?

Como definir a identidade sonora

O processo de criação de uma identidade sonora exige muita dedicação e expertise. Abaixo listamos alguns pontos indispensáveis. Confira!

Estudo da marca

Não é possível criar uma identidade para aquilo que não se conhece a fundo. Por isso, fazer um estudo de marca é fundamental. É necessário saber qual a personalidade da marca, como os consumidores a enxergam e, o mais importante, como você quer que ela passe a ser vista.

Definir os elementos da sua marca

Este é o momento de definir o que deve e o que não deve estar presente na identidade da sua empresa. Por exemplo, a sua marca tem uma vibe mais retrô, meio anos 80? Se sim, é possível usar os sintetizadores muito populares na época.

Por outro lado, se a sua marca é mais clássica e elegante, os pianos e instrumentos tradicionais podem ser utilizados na composição da identidade sonora. 

Entender como incorporar elementos sonoros à sua marca

Saber onde encaixar os sons é tão importante quanto produzi-los. Afinal, a trilha sonora, seja em filmes ou comerciais, ajuda a criar o clima desejado. A clássica cena do assassinato no chuveiro do filme “Psicose” é tão marcante, em parte, graças à trilha sonora aguda que desperta incômodo e colabora para o suspense.

Criar sons únicos e customizados

A última coisa que você quer é ser acusado de plágio. Por isso, consulte profissionais que tenham as habilidades necessárias para desenvolver sons únicos e customizados para se encaixarem na personalidade da sua marca.

Esse cuidado é fundamental, uma vez que se os sons empregados forem similares aos usados por uma outra marca ou concorrente, o consumidor pode associá-los a outra empresa que não a sua.

Portanto, invista em pesquisa e dê o tempo necessário para o desenvolvimento de uma identidade sonora sólida e especial.

Criando a identidade sonora

Criá-la não é uma das tarefas mais fáceis de cumprir. Exige muita dedicação, estudo e conhecimento, não apenas de música e design sonoro, mas também de estratégias de marketing e da marca em si.

Em outras palavras, o cenário ideal é que você procure especialistas no assunto.

Encontre a empresa ideal

A Núcleo de Criação é uma empresa com um vasto portfólio de produção sonora e que atende a diversos segmentos, prestando serviços de produções em áudio que envolvem locuções em diversos idiomas, dublagens, músicas, efeitos sonoros e muito mais. 

Estamos no mercado desde a década de 1990, sempre acompanhando as inovações e tendências e agregando valor aos nossos trabalhos.

A Núcleo de Criação pode criar a identidade sonora da sua marca. Acesse já o nosso site!

Conclusão

Como você viu, a identidade sonora pode ser um diferencial para o seu negócio. Ela tem o poder de instigar e conectar as pessoas à sua marca e potencializar a intenção e conclusão de compras.

Estude a sua marca e o seu público-alvo, e procure uma empresa capacitada a desenvolver uma identidade sonora única e eficiente para a sua empresa.

Lawrence Shum
Lawrence Shum
Law é publicitário, locutor comercial (associado ao Clube da Voz), ator com formação no Studio Fátima Toledo, sound designer e professor nos cursos de Jogos Digitais (PUC-SP), Publicidade e Rádio, TV e Internet (Fapcom).

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