Criar músicas do jeito que conhecemos hoje sempre esteve relacionado aos avanços tecnológicos dos equipamentos usados na gravação e reprodução dos sons.
Obviamente, esse processo sofreu uma série de mudanças ao longo dos anos, mas, se manteve fundamental para o desenvolvimento de bons projetos sonoros.
No decorrer da primeira metade do século XX, a produção musical era bem semelhante com o trabalho cinematográfico. Nesse cenário, o produtor musical viabilizava todas as operações do projeto.
Hoje, os produtores desenvolveram seu lado criativo, trabalhando com a produção de músicas artísticas e com o sound branding.
Quer entender mais sobre qual o conceito da produção musical? Acompanhe!
Chamamos de produção musical o trabalho de pré-produzir, criar e refinar uma música ou peça fonográfica desenvolvida para a veiculação pública. Esse processo parte desde a escrita e composição e vai até a gravação, design de som, mixagem e masterização.
Essas cinco fases envolvem o trabalho conjunto de uma equipe profissional de produtores, cantores, instrumentistas, arranjadores, técnicos e engenheiros de som. Entretanto, essas etapas podem acontecer de formas diferentes, especialmente em gêneros mais complexos, como música clássica e jazz.
Depois que você entendeu qual o conceito da produção musical, vamos falar sobre a produção de música para marcas, ou sound branding.
Essa estratégia integra elementos do marketing sensorial, com o intuito de usar sons para criar uma identidade única da marca. Dessa forma, o negócio ganha uma representação positiva no mercado e se diferencia da concorrência.
Além disso, investir em publicidade sonora é uma excelente maneira de conectar a empresa com milhares de pessoas ao mesmo tempo. Proporciona a comunicação direta com o público, apresenta a marca para potenciais clientes e incentiva o marketing boca a boca.
Na prática, existem três principais formas de produzir o sound branding: jingles, spots e trilhas instrumentais. Veja mais sobre eles abaixo.
Um jingle nada mais é do que uma publicidade cantada, a qual apresenta a marca e seus atributos em letras de músicas. Sua principal característica é ter um ritmo, harmonia e melodia animados, frases repetitivas e palavras fáceis de decorar.
Normalmente, as pessoas costumam lembrar de informações cantadas mais facilmente. Afinal, o jingle é produzido para gerar empatia e ficar gravado na memória do público. Você, provavelmente, deve se lembrar de jingles que nem aparecem mais na mídia, como o sucesso do Big Mac do McDonald’s.
Ao contrário dos jingles, um spot costuma ser feito em rádios, apresentado por um locutor profissional, quase sempre em um estúdio de qualidade com música de fundo.
Seu objetivo é divulgar um assunto relacionado à marca de um modo mais direto para a audiência. Seguem um padrão de 15, 30, 45 ou 60 segundos, possibilitando à equipe de produção se concentrar mais na mensagem a ser transmitida.
Uma forma de utilizar spots na prática é divulgar promoções ou anunciar lançamentos de novos produtos. O mais importante é fazer com que o público receba a informação com o máximo de clareza e, assim, divulgar a marca para amigos e familiares.
As trilhas instrumentais são bastante utilizadas em conjunto aos comerciais televisivos ou vídeos publicitários. Da mesma forma que os jingles e os spots, uma trilha instrumental precisa ter a essência da marca e do produto ou serviço anunciado.
Uma propaganda de um novo modelo de carro costuma ser acompanhada de uma trilha agitada. Já a divulgação de serviços de um spa, por exemplo, pede uma trilha mais serena e relaxante.
Parte do processo de entender qual o conceito da produção musical no sound branding é aprender sobre a criação de uma identidade sonora.
Antes de investir em um jingle, spot ou trilha instrumental para sua marca, é fundamental entender bem as particularidades do seu negócio, o comportamento do seu público e seu nicho de mercado.
Conhecer o perfil do consumidor impacta diretamente no sound branding, assim como a estratégia adotada pela marca afeta o comportamento dos clientes.
Nesse sentido, é importante conhecê-lo a fundo e, para isso, fazer uma pesquisa de mercado é a melhor abordagem.
Esse estudo determinará o comportamento da audiência, seus desejos, hábitos de compra, expectativas sobre a marca e outras informações relevantes. Com esses dados, é possível adaptar as ações para fortalecer as estratégias do negócio.
Consequentemente, a identidade sonora ficará mais alinhada com o público, o que evitará uma série de gastos que raramente geram retornos.
Após compreender qual o conceito da produção musical, estudar os objetivos da marca e o perfil do público, pode-se começar a traçar as melhores estratégias para o sound branding.
Uma criação musical personalizada, com a cara do negócio, consegue se conectar mais eficientemente com o público.
Portanto, é fundamental escolher os elementos corretos para o jingle, spot ou trilha instrumental.
Com isso, pode-se elaborar um planejamento personalizado, que valoriza o investimento, condiz com a identidade do negócio e fortalece as ações de marketing.
Uma produção musical de qualidade e bem planejada consegue atender aos objetivos da marca, atrai mais a atenção dos clientes, incentiva o consumo e fortifica a empresa.
Para conseguir obter sucesso em todas as etapas citadas acima, também é necessário compreender o nicho de mercado no qual a empresa atua.
Isso significa entender as dinâmicas do setor em que o negócio está inserido, como comportamento da concorrência, soluções inovadoras, tendências para o segmento entre outras particularidades.
A estratégia adotada precisa fazer sentido para a área na qual a empresa está inserida.
Essas foram as principais informações que trouxemos para você entender qual o conceito da produção musical, mais especificamente a produção de músicas para marcas.
Como você pode notar, é fundamental seguir alguns passos para entregar um produto de qualidade e que consiga atrair o público.
Além das dicas que citamos, também vale ficar de olho na importância de ter um roteiro bem definido, estabelecer o tom de voz adequado, criar abertura e encerramentos impactantes para gerar identificação imediata com a marca.
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Law é publicitário, locutor comercial (associado ao Clube da Voz), ator com formação no Studio Fátima Toledo, sound designer e professor nos cursos de Jogos Digitais (PUC-SP), Publicidade e Rádio, TV e Internet (Fapcom).
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