Sound Branding x conexão: saiba como o som pode gerar reconhecimento para a sua marca

Sound Branding

Você chega em casa depois de um longo dia de trabalho, toma um banho e decide ver algo para relaxar. Seleciona um filme sem prestar muita atenção nem mesmo em qual plataforma está.

Antes da atração começar, escuta um familiar “Tudum” e imediatamente reconhece a gigante do streaming. Esse é o poder do sound branding.

Especialmente com o advento da internet, ter diferenciais que permitam o reconhecimento e conexão é um ponto chave para que as marcas não apenas conquistem, mas fidelizem clientes.

Existem diversos caminhos para seguir e uma das estratégias assertivas é investir em sound branding.

Embora o nome possa não soar  familiar, temos certeza que o “Tudum” da Netflix ou o “Ifood” ao final das peças publicitárias da marca soam. 

O sound branding é, em termos gerais, a assinatura musical da marca. Neste artigo vamos trazer para você as razões pelas quais é importante investir na construção de uma identidade sonora para a sua empresa.

Continue conosco e faça uma boa leitura!

Leia também: Qual o conceito de produção musical? Tire todas as suas dúvidas

O que é sound branding?

Os sons podem complementar a identidade de empresas que antes eram reconhecidas apenas de forma visual. Através da percepção do som, é possível despertar reações como:

  • atenção;
  • diferenciação;
  • emoção;
  • posicionamento;
  • identificação;
  • confiança.

O sound branding deve ser parte ativa da comunicação da marca, para que possa ajudá-la a se destacar em meio a multidão de informações e ações de marketing e publicidade que são bombardeados todos os dias.

O sound branding tem como principal objetivo criar uma associação auditiva clara e marcante no público. De forma prática, ele funciona assim:

  1. Estrategicamente realiza  uma análise dos fatores relacionados à marca, sejam eles internos ou externos;
  2. Transforma essas informações em um briefing de produção sonora;
  3. Desenvolve as peças sonoras que serão usadas na divulgação da marca, seja em filmes, telefones, pontos de venda, podcasts, eventos, assistentes de voz, etc. 

Como utilizar o Sound Branding a favor da minha marca?

O som pode ser aplicado em diversas frentes das ações de marketing da sua empresa e fortalecer os resultados positivos.  

Existem, é claro, outras abordagens, mas listamos abaixo as mais comuns:

  • Mensagens de voz;
  • Anúncios de rádio/tv;
  • Anúncios do YouTube, Facebook e podcast, etc;
  • Vídeo de boas-vindas exibido em seu site;
  • Vídeos para YouTube ou Facebook;
  • Podcasts;
  • Transmissões ao vivo em suas redes sociais.

Vantagens de investir em Sound Branding

Investir em sound branding não serve apenas para uniformizar a produção sonora do negócio, como também traz diversas vantagens comerciais. Veja alguns exemplos!

Relacionamento com o público

O sound branding é também uma oportunidade de se divertir e experimentar a marca de uma forma criativa. Encontrar nela mecanismos que incentivem o envolvimento e o engajamento do público. 

Dessa forma, a identidade sonora da sua marca pode se tornar algo que o seu cliente vai gostar de ouvir e, até mesmo, de recriar. 

Criação de uma voz para a marca

Deixar o DNA do seu negócio bem evidente no tom de voz vai ajudar a criar uma identificação mais profunda e autêntica. Além disso, ter uma voz para a marca auxilia na humanização da comunicação.

Atração de um novo público

É possível expandir o alcance quando se tem uma identidade sonora forte e que converse bem com o público alvo.

Reconhecimento de marca

Um dos maiores benefícios de investir em uma forte marca sonora é poder gerar fácil reconhecimento entre os consumidores.

Um design de som eficaz pode fazer com que a atenção das pessoas seja capturada de forma muito mais rápida e definitiva.

Saiba mais: Locução comercial: o que é e principais vantagens

Como criar o Sound Branding da minha marca?

Como criar um Sound Branding

O primeiro passo é realizar uma pesquisa! Analise a concorrência, isso vai evitar possíveis semelhanças com a identidade sonora deles.

Além disso, também é uma boa ideia analisar os áudios usados historicamente pela sua marca. Isso pode dar um norte do que fazer e, principalmente, do que não fazer mais.

Depois disso, busque conhecer o seu público. Imagine como o  seu consumidor alvo vai receber isso, indo desde a identificação de palavras–chave até quais plataformas fazem mais sentido para ele.

Defina uma emoção e o tom de voz de acordo com a personalidade da sua marca e de como você quer que os seus clientes enxerguem você.

Um outro ponto é a simplicidade e originalidade. Você não precisa rebuscar a mensagem. Deixá-la simples e original é o caminho certo para se conectar com as pessoas.

Agora que você conheceu mais sobre o conceito de sound branding, acesse o site da Núcleo de Criação e conheça mais sobre os nossos serviços.

Conclusão

Não faltam exemplos de marcas que conseguem usar o sound branding ao seu favor. E você pode fazer o mesmo!

A Núcleo de Criação conhece os caminhos e pode ajudar você a produzir uma identidade sonora que vai impactar positivamente o negócio. 

Lawrence Shum
Lawrence Shum
Law é publicitário, locutor comercial (associado ao Clube da Voz), ator com formação no Studio Fátima Toledo, sound designer e professor nos cursos de Jogos Digitais (PUC-SP), Publicidade e Rádio, TV e Internet (Fapcom).

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